CBL e Apex-Brasil renovam projeto Brazilian Publishers

26 de outubro de 2017

CBL e Apex-Brasil renovam projeto Brazilian Publishers

Iniciativa para promoção das exportações do mercado editorial receberá recursos até 2019

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) renovam o convênio para a realização de ações do projeto Brazilian Publishers (BP), que visa à promoção do conteúdo editorial brasileiro no exterior.

O Brazilian Publishers, existente desde 2008, atualmente, conta com a participação de 55 editoras dos segmentos Infanto-Juvenil, Científico, Técnico e Profissional, Religioso e Obras Gerais, alcançando mais de 80 selos editoriais.

A parceria receberá aporte de R$5,5 milhões para a realização de ações com o objetivo de promover o setor editorial brasileiro no mercado global, fomentando as exportações e contribuindo para a internacionalização das empresas apoiadas.

“Nossas ações estão focadas em 3 pilares fundamentais para o fortalecimento do mercado editorial brasileiro no exterior; relacionamento internacional, capacitação dos empresários apoiados e melhor exposição dos nossos editores e de nossa produção editorial” Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, gerente de Relações Internacionais da CBL.

Durante esse período, a promoção estará focada nos seguintes mercados alvo: Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Costa Rica, Estados Unidos, Guatemala, México, Peru, Panamá, Portugal e Uruguai.

Uma das principais novidades deste convênio é que a parceria contempla bolsas de apoio à tradução no valor de até R$ 10 mil e também a criação da categoria Light para editores apoiados pelo Brazilian Publishers. A empresa que optar pela adesão light, terá direito aos principais serviços do plano, como participação no Catálogo Books and Rights em inglês e em espanhol, divulgação no site e nas redes sociais do Brazilian Publishers, consultoria sobre vendas internacionais, planejamento estratégico e indicações de trabalhos a serem realizados como pesquisas e mapeamentos de mercado.

Outra importante iniciativa é a Jornada Profissional na Bienal Internacional do Livro de São Paulo que acontecerá nos dias 1 e 2 de agosto de 2018, com a presença de 30 empresários internacionais e 30 editores do Brazilian Publishers. O objetivo dessa ação é transformar a Bienal do Livro em importante hub de negócios internacionais.

“É uma grande oportunidade de pequenas editoras começarem a prospectar seus negócios internacionais com um investimento menor. Além disso, os editores que optarem pela categoria Light poderão adquirir qualquer um dos benefícios do plano completo de forma avulsa com descontos exclusivos”, conta Luís Antonio Torelli, presidente da CBL.

Além disso, o Brazilian Publishers atuará para aumentar a presença de editoras brasileiras nas missões comerciais internacionais que acontecerão nas feiras do livro de Londres, Bogotá, Buenos Aires e Sharjah levando profissionais e empresários para participar e apresentar seus projetos.

Entre as ações previstas para o período está o Projeto Comprador, no qual potenciais compradores internacionais de direitos autorais serão convidados a virem ao Brasil participar de rodadas de negócios com os empresários apoiados pelo Brazilian Publishers e também a participação nas principais feiras e eventos internacionais do livro, com destaque para Bolonha (Itália), Frankfurt (Alemanha) e Guadalajara (México).