Perguntas Frequentes

Atendimento ao associado

Como solicito o desligamento?

Encaminhe um e-mail para atendimento@cbl.org.br formalizando a intenção e a justificativa do cancelamento.

Quais são os serviços oferecidos pela CBL?

  • Desconto na contratação de estandes em feiras de livros organizadas pela CBL;
  • Assessoria Jurídica;
  • Desconto na participação em cursos da Escola do Livro e outros eventos da CBL;
  • Requisição de carta de exclusividade para comercialização de obras junto a órgãos públicos;
  • Desconto de 50% em Fichas Catalográficas de livros;
  • Acesso gratuito às pesquisas de mercado.

Como faço para me associar a CBL?

Para se associar à CBL entre em contato pelo email atendimento@cbl.org.br ou pelo telefone: (11) 3069-1300 ramal 1324.

Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Onde encontro a programação da Bienal Internacional do Livro de São Paulo?

Todas as informações da Bienal Internacional do Livro de São Paulo estão no site: www.bienaldolivrosp.com.br.

Quero ter um estande da Bienal, como proceder?

Entre em contato com a Reed Exhbitions Alcantara Machado: mayra.nardy@reedalcantara.com.br.

Tenho uma empresa e gostaria de apresentar meus serviços e participar da Bienal do Livro. Como faço?

Entre em contato com a Reed Exhbitions Alcantara Machado pelo email: mayra.nardy@reedalcantara.com.br.

Carta de exclusividade

Qual o prazo para liberação da Carta de Exclusividade?

A Carta de Exclusividade é liberada entre 24h e 48h após a efetivação do pagamento via boleto bancário.

Como faço para obter a Carta de Exclusividade?

A Carta de Exclusividade é emitida apenas para associados da CBL. Se você já é associado, entre na área exclusiva do associado com seu login e senha para fazer a solicitação.

O que é Carta de Exclusividade?

A Carta de Exclusividade é um documento obrigatório exigido nas compras governamentais de livros,  quando ocorre a abertura de licitação pública. Este é um dos principais instrumentos de controle da aplicação do dinheiro, à medida que possibilita a escolha da proposta mais vantajosa, sempre colocando em condições de igualdade os candidatos que estão participando.

Dúvidas gerais

A CBL faz doação de livros?

A CBL é uma entidade que agrega editores, livreiros e distribuidores. Tem como objetivo fundamental, a construção de um país com melhor educação, por meio da valorização do livro e da leitura. Promove ações que buscam aprimorar o conhecimento, para que o livro esteja cada vez mais presente da vida dos brasileiros. Desta forma, esclarecemos que a entidade não possui acervo de livros. Sugerimos entrar em contato direto com as editoras.

Como faço para receber as comunicações da CBL?

É simples! Basta enviar seu nome completo, e-mail e telefone para cbl@cbl.org.br.

Onde achar um livro específico?

A CBL não possui cadastro de livros ou mesmo o catálogo de publicações das editoras nacionais e/ou internacionais. Recomendamos que você pesquise no site da respectiva editora ou no site de uma grande rede de livrarias.

Meu cartão do educador venceu, como faço para renovar?

A Associação Nacional de Livrarias (ANL), é a atual responsável pelo cartão do educador, dúvidas e informações entre em contato pelo email: anl@anl.org.br ou pelo telefone: (11) 3337-5419.

Como faço para atualizar meus dados pessoais, para receber o cartão do educador?

A Associação Nacional de Livrarias (ANL), é a atual responsável pelo cartão do educador, dúvidas e informações entre em contato pelo email: anl@anl.org.br ou pelo telefone: (11) 3337-5419.

Qual procedimento para obter o cartão do educador?

A Associação Nacional de Livrarias (ANL), é a atual responsável pelo cartão do educador, dúvidas e informações entre em contato pelo email: anl@anl.org.br ou pelo telefone: (11) 3337-5419.

Não recebi meu cartão do educador o que devo fazer?

A Associação Nacional de Livrarias (ANL), é a atual responsável pelo cartão do educador, dúvidas e informações entre em contato pelo email: anl@anl.org.br ou pelo telefone: (11) 3337-5419.

Como faço para obter o Cartão Educador?

A Associação Nacional de Livrarias (ANL), é a atual responsável pelo cartão do educador, dúvidas e informações entre em contato pelo email: anl@anl.org.br ou pelo telefone: (11) 3337-5419.

A CBL publica Livros?

A CBL é uma entidade que agrega editores, livreiros e distribuidores. Tem como objetivo fundamental, a construção de um país com melhor educação, por meio da valorização do livro e da leitura. Promove ações que buscam aprimorar o conhecimento, para que o livro esteja cada vez mais presente da vida dos brasileiros. Desta forma, esclarecemos que a entidade não edita, divulga ou comercializa livros. Sugerimos pesquisar editoras que trabalham com o segmento que você procura.

Escola do Livro

Vou receber algum certificado no final do curso da Escola do Livro?

Sim. Você receberá um certificado com as assinaturas dos palestrantes.

Qual forma de pagamento?

Via depósito, transferência bancária ou cartão de crédito.

Eu não sou associado à CBL, mas a empresa onde eu trabalho é. O que devo fazer para comprovar?

A inscrição deve ser feita em nome da empresa. Preencher a ficha com o CNPJ da empresa, juntamente com o código de associado.

Estudantes e Professores tem desconto nos cursos da Escola do Livro?

Sim, Estudantes e Professores tem 20% desconto, para isso basta apresentar carteirinha de estudante válida ou declaração da instituição de ensino.

Como faço para efetivar minha inscrição em cursos da Escola do Livro?

Solicite a ficha de inscrição pelo e-mail escoladolivro@cbl.org.br e devolva preenchida, juntamente com o comprovante de pagamento.

Ficha Catalográfica

Quando solicito ficha catalográfica devo ou não emitir e pagar o boleto que o site gera?

Se você for associado não, a CBL encaminhará  um boleto com o fechamento mensal relacionando o montante para pagamento no dia 10 do mês seguinte. Caso você não seja associado sim, é necessário imprimir e efetuar o pagamento à vista para receber a ficha catalográfica em 5 dias úteis.

O que é ISBN e onde adquirir?

ISBN - International Standard Book Number - é um sistema que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país e a editora, individualizando-os inclusive por edição. Deve ser adquirido no site da Fundação Biblioteca Nacional www.isbn.bn.br.

Em caso de reimpressão é necessário um novo ISBN?

Em caso de reimpressão não muda o ISBN.

Em caso de reimpressão é necessário nova ficha catalográfica?

Não. Caso a editora queira atualizar a ficha catalográfica é necessário efetuar um novo pedido.

Em caso de nova edição de uma obra, é necessário nova ficha catalográfica?

Sim, cada vez que a obra passa por alterações, atualizações em seu conteúdo, texto, ano, é necessário nova ficha catalográfica e ISBN.

O que é página de rosto e de crédito?

A página de rosto, que contém informações para identificar uma obra, geralmente consta, autor, tradutor, ilustrador, título, ano e editora. A página de crédito fica no verso da página de rosto e reúne todas as informações técnicas de uma obra. Indica todos os profissionais envolvidos para elaboração da obra.

É necessário pedir ficha catalográfica para ebook?

Sim, cada vez que mudar o formato da obra é necessário pedir nova ficha catalográfica e ISBN.

Posso pedir alterações na ficha catalográfica?

Sim. As alterações podem ser feitas em até seis meses após a emissão da ficha catalográfica. Caso seja necessário, solicite as alterações pelo email: pedido@cbl.org.br.

Quanto tempo leva para obter uma Ficha Catalográfica?

Cinco dias úteis.

Como faço para obter uma Ficha Catalográfica?

Para obter a Ficha Catalográfica é necessário acessar: www.cbl.org.br/servicos/ficha-catalografica e criar um cadastro com os dados da sua empresa. Nosso sistema enviará uma mensagem informando que o login e a senha estão liberados. Após esta etapa, basta entrar em Ficha Catalográfica> Pedido de Ficha: www.cbl.org.br/servicos/ficha-catalografica. É importante preencher todos os campos obrigatórios antes de enviar o pedido do documento. O próprio site indicará informações sobre pagamento. Caso tenha qualquer dificuldade, por favor, entre em contato conosco: pedido@cbl.org.br.

Quem pode fazer a Ficha Catalográfica?

A ficha só pode ser feita pelo profissional Bibliotecário, com registro no CRB - (Conselho Regional de Biblioteconomia).

A Ficha Catalográfica é obrigatória?

Todos os livros publicados no Brasil devem conter a Catalogação na Publicação, de acordo com o padrão internacional estabelecido em 1976 (Cataloging in Publication – CIP) e com o artigo 6 do Capítulo 3 da “Lei do Livro”.

O que é ficha catalográfica?

CIP -Cataloging in Publication. É uma catalogação prévia, ou seja, é o tratamento dos dados físicos e bibliográficos da obra antes de sua publicação/distribuição, quando ainda encontra-se em fase de produção.Reúne num único lugar, geralmente no verso da página de rosto, dados pertinentes à obra, como nome do autor, editora, ano de publicação, ISBN e assunto. Facilitando sua divulgação entre usuários, permite às editoras a organização de seus próprios arquivos, catálogos comerciais e matérias promocionais dentro de padrões uniformes além de proporcionar aos livreiros informações concisas sobre os assuntos abordados nas obras, facilitando seu agrupamento por assunto e favorecendo sua veiculação.

Financeiro

De que forma são enviados os boletos de mensalidade do associado?

Os boletos são enviados por email ao endereço cadastrado pelo associado. Também fica disponível em DDA Bancário para quem possui a ferramenta na conta bancária. É uma opção do correntista.

Que dia vence o boleto da mensalidade de associado CBL?

A mensalidade de associado CBL vence todo dia 13.

Prêmio Jabuti

Para concorrer ao Jabuti, o livro precisa ter sido obrigatoriamente publicado?

Sim, para concorrer ao Jabuti o livro precisa ter sido impresso e publicado no ano anterior à edição do Prêmio que o participante pretende concorrer. Exceto na categoria infantil digital.

Minha obra não tem ISBN e nem ficha catalográfica, posso concorrer ao Prêmio Jabuti?

Para concorrer ao Premido Jabuti, todas as obras devem conter ISBN e ficha catalográfica. Exceto a categoria infantil digital.

Não sou associado à Câmara Brasileira do Livro, posso concorrer ao Prêmio Jabuti?

Sim, pessoas físicas ou jurídicas não associadas podem se inscrever e concorrer.

Quero concorrer ao Prêmio Jabuti, em qual categoria devo me inscrever?

A Câmara Brasileira do Livro não pode influenciar na escolha da categoria da obra. O responsável pela inscrição deve ler o item “categorias contempladas pelo Prêmio Jabuti e sua Descrição” do regulamento, e escolher qual categoria sua obra se adequa mais.

Lancei um livro no ano passado, posso concorrer ao Jabuti?

Para concorrer ao Prêmio Jabuti é necessário que a obra tenha sido publicada no ano anterior à edição do Prêmio. Exceto na categoria Infantil Digital vide regulamento.

Sou autor da obra, posso concorrer no Prêmio Jabuti?

Sim, pessoas físicas e jurídicas podem se inscrever e concorrer ao Jabuti.

Quando abrem as inscrições para o Prêmio Jabuti?

As inscrições normalmente abrem em maio e seguem até julho de cada ano – confira no site do Prêmio: www.premiojabuti.org.br.

Como faço para me inscrever no Prêmio Jabuti?

Todo processo de inscrição é feito online pelo site www.premiojabuti.org.br. É fundamental ler o regulamento relativo ao ano vigente, antes de efetivar a inscrição.
OKN Group